Normas Gerais


Instruções Editoriais
Artigos Completos
Os artigos completos devem ser originais e não podem ter sido submetidos em simultâneo a outras revistas. Devem ser escritos em Português, Espanhol ou em Inglês e não devem exceder as 15 páginas. Os autores devem usar nomenclaturas oficiais e abreviaturas amplamente aceites. Contudo, o título deve ser claro e não possuir qualquer abreviatura.
Os artigos completos devem ser estruturados da seguinte forma:
Resumo incluindo as palavras-chave;
Introdução;
Material e métodos;
Resultados;
Discussão;
Conclusões;
Referências.
Os artigos devem ter dois títulos e resumos em Inglês e Português. O resumo não deve exceder as 250 palavras, seguidas das palavras-chave ou expressões que identifiquem o conteúdo do artigo. O resumo não deve possuir mais do que um paragráfo.
Artigos de Revisão
Os artigos de revisão são convidados pela Comissão Editorial e somente podem ser publicados por especialistas de renome. Contudo, artigos de revisão também podem ser submetidos à Comissão Científica, sem convite prévio. Se estes forem considerados apropriados, os autores serão convidados a preparar o artigo para futura publicação. Estes artigos devem seguir as instruções dos artigos completos, mas não devem ser divididos em introdução, material e métodos, resultados e discussão. Os artigos de revisão devem também integrar dois resumos e palavras-chave e ambas as línguas, bem como as referências bibliográficas, tal como descrito anteriormente nos artigos completos.
Relatórios Preliminares
Os relatórios preliminares devem ser originais e não podem ter sido submetidos em simultâneo a outras revistas. Devem ser escritos em Português, Espanhol ou em Inglês e não devem exceder as 3 páginas. Os autores devem usar nomenclaturas oficiais e abreviaturas amplamente aceites, mas o título deve ser claro e não possuir qualquer abreviatura. Os relatórios preliminares não devem ser subdivididos em secções separadas (introdução, material e métodos, ….), mas devem possuir dois resumos e palavras-chave, bem como referências.
Apresentação dos Documentos
 Formato
O texto deve ser disponibilizado em suporte informático, devidamente identificado com o título do artigo e nome (s) do autor (s), incluindo figuras e tabelas. O artigo deve ser enviado em páginas A4 isoladas, em espaço duplo, usando letra 12 com fonte Times font em Microsoft Word. As páginas devem ser numeradas consecutivamente. Tabelas e figuras devem ser apresentadas em páginas separadas.
O texto deve ser o mais conciso possível, preferencialmente usando uma linguagem não pessoal no passado; devem evitar-se as notas de rodapé. Todas as tabelas e figuras devem estar mencionadas no texto, preferencialmente através da identificação do número seguindo uma ordem numérica.
Apresentação
A preparação dos textos deve seguir as seguintes regras:
Título
Os títulos, ambos em português e inglês, devem ser concisos e dar a conhecer o conteúdo do trabalho.
Resumo
Os resumos, ambos em português e inglês, devem ser apresentados usando a voz activa no passado. Os resumos devem dar a conhecer o que se pretende estudar, bem como os resultados e as conclusões mais importantes. As palavras-chave devem ser incluídas no final de cada resumo.
Introdução
A introdução deve ser breve, incluir as principais citações bibliográficas (estas devem assumir o mais importante do item), e concluir com os objectivos do trabalho.
Material e Métodos
A secção de material e métodos deve apresentar todos os dados necessários para outros investigadores poderem reproduzir o trabalho.
Resultados
Os resultados devem apresentar de forma concisa todos os dados. As tabelas devem ser preparadas com os resultados mais relevantes, apresentando as médias das diversas repetições, quando necessário. Em determinados casos, é desejável expressar os dados através de gráficos, em vez de apresentar tabelas extensas.
Discussão
Os resultados devem ser discutidos em relação à literatura. Não é recomendável mencionar trabalhos em curso ou futuros, com vista a evitar que alguns autores ou revistas sejam obrigados à sua publicação.
Conclusões
As conclusões (devem incluir apenas uma parágrafo) devem ser baseadas nos resultados apresentados no trabalho.
Agradecimentos
Os agradecimentos (fonte Times 10) devem ser sucintos e não devem aparecer no texto na forma de notas de rodapé.
Referências
As referências devem apenas incluir a bibliografia citada no texto e aquela que serve como apoio aos dados, devendo ser organizada de acordo com a ordem alfabética do último nome do primeiro autor. Todos autores e o título de cada devem constar. O título da revista ou do trabalho também devem constar de forma completa ou abreviada.
Deve ser utilizado o seguinte sistema de organização das referências:
Revistas
Armstrong, D. G. e Smithard, R. R., 1979. The fate of carbohydrates in the small and large intestines of the ruminant. Proc. Nutr. Soc., 38: 283-293
Simpósios editados, números especiais publicados em revistas
Iwata, M., Hirano, T. e Hasegawa, S., 1982. Behavior and plasma sodium regulation of chum salmon fry during transition into seawater. In: H.A. Bern e C.V.W. Mahnken (Eds), Salmonid Smoltification. Proc. Symposium, 29 June-l July 1981, at La Jolla, CA, U.S.A. Aquaculture, 28:133-142.
Livros
Bartík, M. e Piskac, A. (Eds), 1981. Veterinary Toxicology. Developments in Animal and Veterinary Sciences, 7. Elsevier Scientific Publishing Company, New York, 346 pp.
Livros de diversos autores
Green, A.H., 1976. Field experiments as a guide to fertiliser practice. In: R.H.V. Corley, JJ. Hardon e B.J. Wood (Eds), Oil Palm Research. Developments in Crop Science, 1. Elsevier Scientific Publishing Company, New York, pp. 235-261.
Relatórios não publicados, notas departamentais
Dickson, J.W., Henshall J.K., O'Sullivan M. F. e Soane, B. D., 1979. Compaction effects under commercial and experimental cage wheels in comparison with rubber tyres on loose soil. Scot. Inst. Agric. Eng., Dep. Nob SIN/261 (unpubl.), 9 pp.
Figuras
Os gráficos, desenhos, mapas ou fotografias devem ser apresentados em tamanho grande de forma a permitir reduções. Deve ser usada letra ou sinais de tamanho suficiente para ser legível após redução, quando apropriado. As figuras devem ser apresentadas com letra preta.
Tabelas
As tabelas devem ser compreensíveis sem referência ao texto. Cada tabela deve possuir um título completo. As linhas verticais não devem ser usadas; em contraste, devem ser usadas linhas compridas, uma em cima e outra na base; entre estas duas linhas, outras linhas intermédias podem ser usadas. As notas devem ser indicadas em letras alfabéticas, começando uma nova em cada tabela. As notas devem aparecer junto da tabela.
Envio de Documentos
Os artigos submetidos à Revista Portuguesa de Zootecnia devem ser enviados via e-mail, contendo os seguintes dados: nome complete, moradas institucionais e electrónicas dos autores, a indicação do autor correspondente, a declaração de não submissão do manuscrito noutra revista.
Os manuscritos devem ser enviados por voa postal para a seguinte e-mail: apezn@utad.pt
Informação Complementar
Todos os documentos serão revistos pelo menos por dois referees. O editor, com o apoio dos referees, deverá decidir acerca da aceitação do artigo para publicação e deverá recomendar alterações dos artigos. A opinião e os conceitos emitidos nos artigos são da responsabilidade exclusiva dos autores. Os artigos aceites não podem ser reproduzidos parcialmente, sem o consentimento do editor da Revista Portuguesa de Zootecnia

Pesquisar na revista (em manutenção...)